Teatro Empresa – SIPAT

O QUE PODEMOS FAZER PELA SUA EMPRESA?

Se não estiver conseguindo ver o vídeo Clique Aqui

O QUE É UMA SIPAT

De acordo com a legislação brasileira, toda grande empresa deve realizar anualmente a SIPAT: Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho.

A equipe responsável pela realização da SIPAT é a CIPA: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Esta comissão tem a tarefa de, em uma semana, falar com cada colaborador sobre a utilização correta dos E.P.I.s (Equipamentos de Proteção Individual); hábitos saudáveis; prevenção de acidentes dentro e fora do ambiente de trabalho; segurança no trânsito; entre tantos outros temas que a CIPA julgue necessários para que a segurança do trabalhador esteja garantida.

Está dada à Comissão um verdadeiro abacaxi: são muitos temas, muitos problemas e inúmeras formas de abordá-los. As possibilidades são tantas que fica difícil decidir sobre qual assunto falar e de que forma. Tanto que muitos representantes de CIPA se desesperam nesse momento, com a tarefa de resolver, em apenas uma semana, todos os problemas de segurança da empresa.

SIPAT - Semana interna de prevenção de acidentes no trabalho

O QUE É TEATRO EMPRESARIAL

Com o desafio de abordar tantos temas e garantir que o funcionário saia da SIPAT com a informação absorvida, o teatro empresarial (também conhecido como teatro-empresa) vem como um enorme auxiliador e companheiro da CIPA.

Existem muitas pesquisas que indicam que o humor ajuda na absorção de informações. Tanto que existem órgãos especificamente criados para estudar a utilização do bom humor no aprendizado, como é o caso da Sociedade Internacional de Estudos do Humor (http://www.hnu.edu/ishs/).

Sabendo que o humor auxilia na absorção de informações, a Td9 utiliza a piada, a improvisação teatral e o espetáculo de teatro como formas de transmitir ao funcionário as informações necessárias durante a SIPAT. O teatro empresarial aparece como um agente pedagógico, formador e diferencial para que o trabalhador aprenda que sua vida vale mais que o risco de se acidentar.

PORQUE NOSSO TRABALHO FUNCIONA

Contratamos apenas atores e humoristas profissionais para a realização das ações. Utilizando o riso como recurso e ferramenta, a mensagem a ser passada é absorvida com mais aceitação pelo funcionário, resultando num treinamento mais eficaz.

De acordo com a professora argentina Mónica Guitart, da Universidade Nacional de Cuyo, membro da Sociedade Internacional do Humor: utilizando o humor, as informações “chegam por meio de emoções positivas e não só por meio de conhecimentos frios”, fazendo com que o aprendizado seja acelerado e positivo.

Por acreditar no poder transformador do teatro e do humor, a Td9 promove o teatro como meio de garantir o sucesso da SIPAT de qualquer empresa.